Para funcionar, todo comércio eletrônico precisa de um sistema que possibilite criar a loja virtual e também gerenciá-la, ou seja, de uma plataforma de e-commerce. Mas o processo dessa escolha pode não ser uma tarefa tão simples, já que envolve múltiplos fatores que precisam ser considerados.
É sempre bom pensar que, mesmo o investimento sendo um pouco mais alto. Todo dinheiro investido nessa etapa é bem gasto e poderá render bons frutos no futuro. Quem já passou por esse processo sabe, porém, como as dúvidas podem provocar muita dor de cabeça.
Por isso, separamos algumas dicas importantes sobre a escolha dessa plataforma.
O que considerar antes de fazer a escolha para seu e-commerce?
Algumas questões precisam ser analisadas previamente para escolher sua plataforma com calma e certeza:
- Permite atualização sempre que houver necessidade?
- O gerenciamento é fácil de usar?
- A parte visual é compatível com identidade do seu negócio e atende bem ao seu plano de comunicação?
- Oferece flexibilidade para integrar meios de pagamento, segurança das informações, atendimento via chat on-line, banco de dados etc.?
- Oferece integração com sistemas internos da empresa?
- Permite aplicar o SEO de forma que atenda ao seu plano de marketing digital?
- Possui um bom canal de suporte?
- É compatível com os principais navegadores?
- É conhecida entre os profissionais desenvolvedores?
- Existem lojas virtuais de sucesso que usam essa mesma plataforma?
As principais plataformas
Magento
É a plataforma de e-commerce mais usada no mundo. Seus principais diferenciais são: uma versão robusta, completamente grátis, open source, com flexibilidade e controle.
OpenCart
Também é bastante popular e mais indicada para quem quer ter uma loja virtual investindo um pouco menos, mas com recursos inteligentes. É basicamente um carrinho de compras virtual, fácil de usar e com interface simples.
WordPress + WooCommerce
O “combo” oferece grande capacidade de personalização, categorização dos produtos, interface friendly, diversas funcionalidades importantes e plugins próprios do WordPress (como blog e fórum de discussão).
PrestaShop
Destaca-se por oferecer recursos de marketing que ajudam a engajar mais os clientes, o que pode aumentar bastante as vendas on-line. É aberta à integração com diversos serviços e ferramentas que podem agregar funcionalidades ainda melhores.
Zen Cart
É a menos potente desta lista. Porém muito fácil de usar, intuitiva e amigável, fazendo com que ela ganhe simpatia de muitos usuários.
Qual a melhor plataforma de e-commerce?
Apontar a superioridade de uma plataforma ou dizer qual é a melhor, de uma forma geral, é muito pessoal e relativa. A tecnologia muda a todo tempo e, além disso, cada negócio tem suas necessidades específicas e que pode ser atendido ou não por essa ou aquela plataforma.
Existem casos de e-commerce que usam tecnologia gratuita e conseguem se manter competitivos e com ótimos índices de venda. Cada caso é realmente um caso. O mais importante é o empreendedor se certificar sobre as limitações de cada plataforma e analisar até onde cada uma pode atender à expectativa individual em curto, médio e longo prazo.
Se tiver com muito dúvida, é aconselhado contar com a ajuda de uma consultoria para e-commerce. Profissionais qualificados que atuam nessa área podem auxiliar na escolha da plataforma, uma decisão crucial para o sucesso da loja virtual.
Ao fim desse artigo, você se sente mais preparado e confiante para escolher a melhor plataforma de e-commerce. Não se sinta intimidado em procurar ajuda. Uma boa consultoria pode abrir importantes caminhos e direcionar melhor o rumo do seu negócio.
E se você tiver pequenas dúvidas, posso te ajudar. Como está sendo tomar essa decisão? Quais os critérios que estão pesando na sua decisão? Deixe seu comentário!