Vender produtos pela internet é uma tarefa elaborada. Ela não se limita apenas na comercialização. Por trás de uma página existe toda uma logística aplicada para realizar as operações, atender os clientes e manter as atividades acontecendo normalmente. O estoque no e-commerce é fundamental e é muito importante cuidar dele. Nesse post selecionamos 5 dúvidas frequentes dos gestores de e-commerce, sobre o estoque.
Como organizar o estoque no e-commerce?
Ao começar a desenvolver um projeto para e-commerce é fundamental que seja feito um processo logístico para organizar o estoque. Nele, todos os dados, devem ser bem organizados e separados. É necessário decidir quem irá cuidar de cada uma das partes do processo, como, as datas de chegada de cada tipo de produto, os direcionamentos para as conclusões das compras, como os itens comprados irão chegar até o setor de logística e outros.
Uma forma eficiente de organização é dividir os produtos de acordo com as suas características semelhantes. Pode- se separa-los por tipo, tamanho, cor, marca e outros. Os locais de armazenamento também podem ser indicados, seguindo as categorias dos itens guardados. Esse trabalho vai ajudar o bom funcionamento de toda a logística da empresa, facilitando os processos de envio até a chegada no seu destino final.
Quantos produtos devo ter?
Muitos donos de e-commerce preferem evitar grandes compras de produtos para não correr o risco deles ficarem parados no estoque. É muito importante ter todos os produtos que estão sendo anunciados. A reposição vai depender do número de vendas. Se um produto tem uma saída maior, deve ser reposta mais vezes. Tenha cuidado para não adquirir mercadorias que já estejam em estoque e não apresentam uma grande venda.
Devo investir em softwares?
Ao iniciar um e-commerce o fluxo de vendas é pequeno e fica fácil fazer esse controle através de formas convencionais, como planilhas e anotações. A medida que as vendas aumentam, o trabalho também cresce, e a logística necessita de uma elaboração maior. Investir em softwares é uma grande ajuda no desenvolvimento dos trabalhos. Os sistemas irão controlar o estoque no e-commerce e controlar todas as operações realizadas nele, como por exemplo, se um produto estiver acabando, ele irá ti avisar.
Devo fazer um controle de vendas?
Todas os acontecimentos de um e-commerce devem ser registrados, principalmente o que foi vendido. Fazer um controle de vendas, além de garantir o acompanhamento financeiro, irá demonstrar como está o seu estoque. Com ele dá para ver quais itens foram vendidos, quantos dele ainda tem armazenado ou quantos precisa para repor e não faltarem nas próximas compras.
O que devo fazer quando o site aumentar as vendas?
Quanto mais produtos são vendidos pelo seu e-commerce, maior será a movimentação do estoque. Da mesma forma que a possibilidade de acontecerem erros também aumentam. Nesses casos deve-se avaliar se não será mais vantajoso contratar uma empresa gerenciadora para cuidar dos seus armazenamentos. Além de toda a experiência, uma terceirizada é especialista no assunto e pode solucionar as questões apresentadas pelo seu estoque.
Essas foram algumas dúvidas comuns apresentadas pelos gestores de e-commerce. Trabalhamos para ajudar você, criando soluções para o seu comércio on-line. Você tem alguma outra dúvida? Deixe o seu comentário abaixo.