O processo de pagamento disponível para os clientes é uma das principais questões para o sucesso de um e-commerce. Quanto mais meios você integrar à sua loja virtual, mais opções você disponibiliza aos consumidores, aumentando a possibilidade de vendas convertidas.
Mas também de nada adianta ter uma grande quantidade de opções e não oferecer segurança ao cliente e à sua loja virtual no momento da compra. É importante protegê-los contra fraudes que possam resultar em prejuízos financeiros, uma das principais preocupações de quem administra operações de e-commerce.
Conheça três formas de receber pagamentos por produtos ou serviços oferecidos em sua loja virtual:
1. Por intermediadores de pagamentos
O cliente realiza o pagamento do produto ou serviço por meio da plataforma virtual de uma empresa terceirizada, como PagSeguro, Moip e PayPal, por exemplo. Na prática, funciona assim:
- O cliente navega pelo seu e-commerce e escolhe determinado produto.
- Ele clica no botão comprar e, ao finalizar a compra no carrinho, o intermediador de pagamento assume o controle da ação.
- A partir desse momento, o cliente é levado ao site do intermediador, realiza o cadastro ou faz o login, escolhe a forma de pagamento e finaliza a compra.
É a opção ideal para quem está começando com a loja virtual ou pequenos negócios.
2. Por gateways de pagamento
Eles funcionam como as máquinas de cartão utilizadas nas compras em lojas físicas, sendo uma forma bem simplificada de pagamento on–line.
Na prática, funciona assim:
- O cliente navega pelo seu e-commerce e escolhe determinado produto.
- Quando for finalizar o pagamento, ele escolhe a bandeira do cartão e digita as informações do cartão de crédito.
- O gateway, então, entra em ação e se comunica com a rede para verificar se existe saldo disponível para realizar a compra.
- Ao receber a resposta positiva, a compra é autorizada.
É uma boa opção para as lojas virtuais que já possuem bom fluxo de vendas e para quem deseja pagar menos em cada transição. Ele tem uma desvantagem: é necessário fazer o cadastro em bancos e operadoras de cartão de crédito para receber o dinheiro, o que pode ser um processo demorado.
3. Por integração direta com a adquirente
Quando a loja virtual oferece essa opção de pagamento, não existe intermediador durante o processo. A grande vantagem para o administrador é que aqui só existe a despesa com a taxa administrativa dos adquirentes, como a Cielo e a RedeCard, por exemplo.
Nesse sistema de pagamento, é possível oferecer emissão de boleto bancário, a segunda forma de pagamento mais utilizada no e-commerce brasileiro, pelo fato de muitos consumidores ainda terem receio em fornecer dados do cartão de crédito na internet.
Na prática, funciona assim:
- O cliente navega pelo seu e-commerce e escolhe determinado produto.
- Ao finalizar a compra, o pagamento é realizado na sua própria página, que será capaz de emitir o boleto bancário ou verificar se o cartão tem saldo disponível para realizar a compra.
É uma opção indicada para quem tem dinheiro e tempo para investir nessa forma de pagamento direto. Não é recomendada para pequenos negócios ou lojas virtuais recém-criadas.
Então, para escolher os melhores sistemas de pagamento, não basta apenas comparar as tarifas ou avaliar as soluções tecnológicas: é imprescindível analisar qual serviço realmente atende à necessidade do seu negócio e observar as garantias oferecidas para a segurança nas transações.
Ainda tem dúvida sobre quais serviços escolher para o seu e-commerce? Nada melhor do que uma boa consultoria para e-commerce. Deixe sua pergunta aqui nos comentários.