Você decidiu abrir uma loja virtual, pesquisou, sabe como funciona e o que é o e-commerce. Já fez um planejamento prévio das ações e atividades do negócio e agora está pronto para o próximo passo? Junto com o planejamento, a elaboração do plano de negócios é decisiva para manter a consistência operacional da loja. Isso porque essas primeiras etapas ajudam a entender as particularidades do mercado e do seu cliente e permitem traçar metas mais reais, que vão ajudá-lo a guiar o negócio, como um grande suporte.
Por que ter um plano de negócios bem definido?
Também chamado de Business Plan, trata-se da definição por escrito das principais variáveis, atividades e objetivos do negócio. Com esses dados bem definidos e estruturados, fica muito mais fácil saber como agir e analisar fatos determinantes para o sucesso do empreendimento na internet.
E eles são importantes para que o empreendedor saiba exatamente o que esperar do negócio e para uma análise posterior de como está o funcionamento e os resultados que estão surgindo.
Precisa ser montado antes mesmo que a loja virtual seja criada, pois é uma ferramenta de planejamento que serve como roteiro para a elaboração do projeto de e-commerce e como um norte para as ações que ainda serão tomadas.
Como montar o plano de negócios?
Na fase do planejamento, são levantados dados minuciosos, como análise do mercado e da concorrência, definição dos diferenciais, estratégias de marketing de conteúdo, etc. O plano de negócios nada mais é do que a organização mais formal e aprofundada desses dados, tudo posto em uma planilha ou mesmo como um roteiro a ser seguido.
É essencial que esse documento seja muito bem estruturado, coerente e com as informações bem conectadas, pois são tudo irá guiá-lo desde o início da operação e servirá como base de análise dos resultados obtidos na prática.
Pontos importantes no plano de negócios
Partindo de um modelo pré-estruturado, todo plano de negócios deve se ajustar a cada segmento de e-commerce, especificamente. Mas de forma básica, deve conter:
Parte I: sobre o empreendimento
- dados do empreendimento: todos os dados de registro, incluindo o CNPJ;
- missão da empresa: qual o papel da empresa e o que é esperado do negócio;
- segmento da loja virtual;
- forma jurídica e enquadramento tributário;
- capital social: dados do planejamento financeiro que deve abordar desde o dinheiro em caixa até os investimentos;
- fonte de recursos: de onde vem os recursos para a abertura da loja virtual;
- planejamento financeiro: considerando gasto operacional, clico financeiro, gastos com marketing digital, despesas fixas.
Parte II: análise de mercado
- definição do público alvo: identificar as características básicas do consumidor, como sexo, faixa etária, entre outros;
- definição de fornecedores;
- estudo de concorrentes: avaliação dos pontos fracos e fortes das principais lojas virtuais concorrentes;
- definição dos diferenciais: é possível superar os concorrentes? O que o e-commerce terá como diferencial?
Parte III: plano de marketing digital e estratégias do negócio
- descrição dos produtos e serviços;
- preço médio dos produtos;
- estratégias de divulgação: campanhas e ações, anúncios, inbound marketing;
- promoções: quais promoções podem ser implantadas;
- cronograma de datas importantes para lojas virtuais;
- definição de forma de pagamento e logística de entrega;
- plataforma de e-commerce a ser utilizada.
Parte IV: metas e objetivos
- tempo de retorno do investimento;
- metas a serem alcançadas mês a mês;
- plano de metas anual.
Pode parecer um pouco complicado desenvolver o plano de negócios, mas ao colocar em prática você vai perceber que são informações básicas para o seu negócio e tudo vai fluir naturalmente. De qualquer forma, uma consultoria para e-commerce pode auxiliar todo o processo. E você também pode deixar suas dúvidas aqui nos comentários!