Entendendo o e-commerce: planejando seu e-commerce

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Joel Martins
Joel Martins
Postado em categoriaE-CommerceMarketing DigitalTutoriais

Na crescente onda das vendas pela internet, muitos empreendedores estão apostando no comércio eletrônico como forma de investir no crescimento do próprio negócio. Se esta também é a sua escolha, saiba que o e-commerce envolve muito mais do que colocar os produtos no site para vender. Então, se você não sabe por onde começar a montar sua loja virtual, a dica mais importante é: planejamento. A seguir, separei algumas informações de como planejar o seu negócio virtual para conseguir alcançar resultados realmente satisfatórios.

O primeiro passo para o sucesso

Assim como uma loja física, o e-commerce exige a elaboração de um bom projeto antes de ser colocado em prática. Entretanto, o que mais se vê por aí são empreendedores ignorando esse primeiro passo e, como consequência, lojas virtuais que não apresentam os resultados esperados e frustram seus investidores.

Isto acontece muito porque a maioria das pessoas que escolhe investir nesse segmento acredita que para o varejo eletrônico basta criar uma loja online, inserir produtos e pronto. É claro que essas etapas são muito importantes, mas achar que o trabalho se resume a isso é um erro crucial.

Então, tenha sempre em mente que investir em um comércio eletrônico sem antes elaborar um bom plano de trabalho, com metas e objetivos, é meio caminho andado para o fracasso do projeto. E se você se sentir muito perdido nesse desafio, não tenha medo de procura por uma boa consultoria para e-commerce.

Como montar o planejamento para um e-commerce

Basicamente, o planejamento é o conjunto da análise dos fatores conjunturais que cercam o negócio somado ao planejamento das etapas necessárias para a operacionalização das atividades da loja virtual. A estrutura básica do planejamento deve conter:

  • análise de produto: o que será oferecido ao mercado e quais os principais diferenciais;
  • análise do mercado: definir qual será o público alvo, verificar as tendências do segmento e analisar da concorrência;
  • planejamento financeiro: origem e aplicação dos recursos para a viabilização do negócio;
  • escolha da plataforma de comércio eletrônico que será adotada;
  • planejamento do marketing digital: definir estratégias e ferramentas para a divulgação do negócio;
  • análise do empreendimento: escolha de formas e sistemas de pagamento, logística de entrega;
  • cronograma e metas: programação de implantação e metas a serem atingidas
  • capacitação e treinamento de pessoal.

Essas informações vão ajudar a elaborar o plano de negócios e nortear todas as ações necessárias para a implantação do e-commerce.

Os 3 principais erros das lojas virtuais

  1. Achar que o e-commerce é uma lojinha na internet

Não adianta deixar a loja lá esperando os consumidores aparecerem. É preciso atrair os clientes. E para isso, podem ser usadas várias estratégias como investir no inbound marketing, campanhas de marketing, nutrição de funil, promoções.

  1. Focar somente em produtos

Os consumidores estão interessados em soluções. Portanto, você precisa trabalhar os seus produtos como uma solução. Foque estratégias, crie conteúdo, engaje o público.

  1. Divulgação errada

Quanto mais pessoas visitam sua loja virtual, mais ela venderá. Portanto, invista no marketing digital, mas do jeito certo. Alimente sua loja virtual com informações interessantes para os seus potenciais clientes, o público alvo que você deseja atingir. Contrate uma consultoria de marketing digital se achar necessário, mas movimente o seu site, caso contrário você não vai vender.

Esse rápido panorama sobre como planejar um e-commerce é muito útil para nortear os primeiros passos do seu negócio. Mas ainda tem muito mais conteúdo sobre como implantar e administrar uma loja virtual de sucesso. Por enquanto, posso te ajudar com alguma dúvida inicial? Pode deixar nos comentários!


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