Entendendo o e-commerce: o que é e-commerce? Primeiros passos

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Joel Martins
Joel Martins
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As novas tecnologias se renovam e avançam a cada dia, facilitando as nossas vidas e mudando a forma como nos relacionamos com tudo e todos, inclusive a forma de consumir e fazer negócios. Quando o assunto é comércio, o e-commerce é a tendência que anda ditando as regras de compra e venda no ambiente online. Então, você, empreendedor que ainda não começou a investir nesse novo mercado, saiba que pode estar perdendo tempo e dinheiro.

Se não tem ideia de como começar e precisa de uma consultoria para e-commerce, separamos informações importantes a seguir.

O que é o e-commerce?

O e-commerce é um conceito aplicado a qualquer tipo de negócio ou transação comercial feita pela internet, ou seja, o comércio eletrônico são as transações de compra e venda feitas online, por meio de plataformas eletrônicas, como mobiles e computadores.

Também conhecido como loja virtual, essa modalidade de comércio é uma excelente oportunidade para conquistar os clientes que vivem cada vez mais conectados e livres das barreiras de tempo ou distância. Por isso mesmo, é um dos mais importantes fenômenos de crescimento da internet.

Por que investir no e-commerce?

O comércio eletrônico se expandiu de forma muito rápida nos últimos anos, e estudos do mercado na internet preveem que ele continue em expansão, com potencial para atingir uma gama de clientes muito vasta, com consumidores de diversas localidades.

A geração atual e as que estão por vir são muito digitais e esses jovens terão poder de consumo no futuro. Para ter uma ideia, somente nos primeiros três meses de 2016, as vendas online somaram R$ 9,75 bilhões.

Veja outras vantagens:

  • Aberto 24 horas por dia, sempre pronto para atender os clientes.
  • Vendas sem limites, sem limitações geográficas.
  • Conforto e praticidade para os consumidores.
  • Acompanhamento de vendas e controle sobre seus negócios.
  • Igualdade de oportunidade, já que na internet qualquer empresa, seja grande ou pequena, tem a mesma oportunidade e espaço para trabalhar a comunicação.
  • Custo mais baixo do que manter uma loja física.
  • Crescimento das vendas online. Como já disse anteriormente, o e-commerce é um dos mercados mais promissores no Brasil.

Como começar uma loja virtual?

Muitas pessoas acreditam que optar pelo e-commerce significa ter menos trabalho, mas na verdade pode ser tão complexo quanto uma loja física. E também traz grandes desafios, apesar de a flexibilidade e rotina serem bem diferentes.

Veja os principais pontos que você deve considerar antes de montar seu comércio eletrônico:

  • Escolher qual segmento atuar e estudar o mercado para verificar se vale a pena mesmo montar uma loja para esse segmento.
  • A plataforma e funcionalidade da loja virtual são pontos importantes para determinar o sucesso nas vendas.
  • Layout intuitivo: a “cara” do comércio deve ter uma identidade que passe credibilidade e desperte curiosidade. Nesse ponto, pode ser interessante contar com uma consultoria de marketing digital.
  • Investir no marketing digital: depois que a loja está montada, as pessoas precisam saber que ela existe – seja pelas redes sociais, e-mail marketing, links patrocinados ou qualquer outra estratégia adotada para atingir o público certo.
  • O marketing de conteúdo pode ser uma boa estratégia de posicionamento da marca, que deve fazer diferença e se tornar referência.

Começar uma loja virtual pode ser não ser tão simples quanto você imaginava, mas com o auxílio de uma boa consultoria é possível criar uma ótima ferramenta de vendas online e obter bons resultados no negócio online. Tem alguma dúvida sobre o e-commerce? Deixe aqui nos comentários que posso te ajudar!


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