Entendendo o e-commerce: Marketing Digital

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Joel Martins
Joel Martins
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O comércio é um setor de alta competitividade e essa característica permanece sem mudança no ambiente on-line. Muitas outras lojas virtuais podem estar oferecendo os mesmos produtos que o seu e-commerce e, no meio dessa concorrência, você precisa se destacar e mostrar força. Mas para fazer isso é preciso atrair a atenção do público-alvo, conquistar a audiência, tornar-se referência e converter visitantes em clientes. Atualmente, a melhor forma de fazer isso é investindo em estratégias de marketing digital.

 

O que é e por que fazer marketing digital?

São estratégias adotadas on-line com a finalidade de incentivar o relacionamento, provocar o engajamento e aumentar a conversão (a compra efetiva) ou a afirmação de posicionamento.

Veja algumas vantagens:

  • Gerar mais visibilidade;
  • Converter mais vendas;
  • Aumentar o engajamento;
  • Aumentar e fidelizar o relacionamento com os consumidores;
  • Atingir o público-alvo com abordagem certa;
  • Mensurar e monitorar todas as ações realizadas.

O marketing nasce com a loja

É um erro imperdoável achar que o marketing começa somente depois que o e-commerce está montado e pronto para vender. O marketing digital deve ser estruturado na etapa de planejamento, considerando as estratégias de SEO e o uso de palavras-chave. Elas devem aparecer na descrição de cada departamento, na denominação de URLs amigáveis, nas imagens, etc.

A otimização do e-commerce ajuda a gerar tráfego qualificado e de alto potencial de conversão. E, por mais que o prazo para os resultados seja maior que dos links patrocinados, em torno de 3 meses, vale a pena investir no SEO da loja virtual.

 

As diferentes estratégias de marketing digital para a loja virtual

  • Marketing de Busca (SEM): links patrocinados, SEO, Google AdWords e sites de comparação de preços. Otimização do e-commerce;
  • Marketing de Relacionamento: mídias sociais, como Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, Snapchat, Pinterest e E-mail marketing (estratégia de pouco investimento e alto retorno);
  • Marketing de Display: estratégia exibida através de banners em portais e blogs de nichos semelhantes, através de mídias pagas como o Facebook Ads e Google AdWords.
  • Marketing de Conteúdo: conteúdos de blog bem estruturados

É importante saber que as mídias pagas geram bastante tráfego, mas já não são recursos muito baratos e a tendência é só aumentar, na medida que mais negócios entrem no ambiente digital para buscar exposição.

Então, é bem interessante priorizar o tráfego orgânico, ou seja, aquele que vem de forma gratuita, através da utilização das estratégias de marketing de conteúdo, SEO, mídias sociais e Inbound Marketing.

 

Marketing de conteúdo: a galinha dos ovos de ouro

Ter um blog dentro do e-commerce ajuda a aumentar a exposição nos mecanismos de busca e é uma ótima alternativa para a estrutura engessada que, inevitavelmente, tem uma loja virtual. Mas ele não está lá à toa e deve ser usado de forma inteligente e estratégica.

A ideia do marketing de conteúdo é impactar o consumidor, oferecendo conteúdos do seu interesse que provoquem identificação e tornem o seu negócio uma autoridade e referência naquele segmento. Com isso você mostra que participa da vida dele, entende seus problemas e se esforça para apresentar soluções para resolvê-los.

Pronto. O relacionamento está conquistado, o engajamento estabelecido, o tráfego orgânico cresce e as chances de conversão aumentam absurdamente.

Com essas dicas alinhadas e um pós-venda bem gerenciado, o e-commerce é praticamente garantido, o que ajuda a aumentar bastante as suas vendas. No início, pode não ser fácil saber alinhar as estratégias, então uma boa consultoria de marketing digital pode ser útil. Mas eu também posso ajudar um pouco, qual é a sua principal dúvida? Mande para mim!


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