Entendendo o e-commerce: Logística, armazenagem e frete

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Joel Martins
Joel Martins
Postado em categoriaDicasE-Commerce

Todas as etapas de construção de um e-commerce são muito importantes, mas a logística é algo que não pode ser negligenciada de forma alguma, pois é um dos pontos críticos para as lojas virtuais. Para entender o motivo, basta pensar como o prazo e a entrega bem-sucedida são fatores determinantes para a satisfação plena de um cliente.

Aproveite e analise também como esses fatores podem colocar todo o trabalho a perder. Portanto, dê uma atenção mais que especial para o processo de definição da logística.

O que é a logística?

No e-commerce, o processo de logística representa um custo expressivo e precisa ser bem planejado para não impactar negativamente na satisfação do cliente e na saúde do negócio. A operação não envolve somente a entrega do produto. Veja no que mais ela está envolvida:

  • Recebimento dos produtos entregues pelo fornecedor;
  • Armazenamento;
  • Deslocamento dentro do local de armazenamento, quando necessário;
  • Entrega ao cliente;
  • Retirada e/ou troca solicitada pelo cliente (logística reversa);
  • Resolução de problemas relacionados à entrega;
  • Valor do frete;
  • Contato com os Correios ou a transportadora;
  • Manutenção de veículo, custo de combustível, etc., quando possui frota própria;
  • Qualquer outra situação que esteja diretamente ligada à gestão logística do e-commerce.

Onde armazenar o estoque de mercadorias?

Algumas características precisam ser levadas em conta no momento de tomar a decisão do local de armazenamento, como o tipo de produto comercializado. Se você vende livros na sua loja virtual, por exemplo, o estoque pode ser montado na sua própria casa ou sala comercial. Mas se o seu produto são móveis, é bem provável que precise de um lugar maior que comporte os produtos.

Outra variável importante é a legislação e regularização do produto vendido. É importante checar se a lei determina que o produto que você comercializa exige um tipo armazenamento especial.

Os tipos de armazenamento possíveis são:

  • “Quintal” (na sua própria casa): opção válida para negócios pequenos ou recentes;
  • Sala comercial: indicada para quem está começando o e-commerce;
  • Armazém compartilhado: com uma empresa terceirizada operacionalizando a logística;
  • Armazém alugado individualmente: o processo de logística é todo da sua empresa;
  • Construção de armazém privado: alternativa para empresas grandes.

Definindo distribuição, entrega e frete

Depois de determinar o local de armazenagem, é necessário definir qual será a forma de entrega que sua loja virtual vai adotar. As principais modalidades são:

Própria: se é um negócio pequeno, com abrangência regional, existe a opção de ter um motoboy ou carro para entrega, por exemplo. Se for maior, você pode pensar em ter uma frota própria de caminhão.
Transportadoras: opção válida para todos os tipos e tamanhos de loja virtual, sendo possível negociar valores com base na frequência e no volume de entrega.
Correios: é a forma de entrega mais adotada, também indicada para todos os tamanhos de loja virtual.

Mas, independentemente do tipo de distribuição adotada, é preciso lidar com os custos do frete e então o e-commerce pode adotar as seguintes estratégias:

  • Repasse do valor total para o cliente, de forma explícita;
  • Calcular um valor médio de entrega e incluir no valor dos produtos;
  • A loja virtual arcar com o custo da entrega (frete grátis).

Ter uma logística bem definida é um diferencial competitivo de extrema importância para fidelizar os clientes do e-commerce. Agora que você já conhece um pouco sobre o processo logístico, é possível traçar estratégias para o seu negócio. Então, continue acompanhando o blog para ter mais dicas importantes sobre como alavancar as suas vendas e o sucesso da sua loja virtual.


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