No processo de criação e desenvolvimento de um e-commerce, também é muito importante pensar em integrar à loja virtual sistemas responsáveis pela gestão, como controle de estoque, gestão financeira e de contabilidade, emissão de notas fiscais etc.
Esses e outros processos são fundamentais para fazer uma boa administração do negócio online, garantindo que a loja virtual suporte um alto volume de operações, concentrados em apenas um lugar, maximizando a taxa de conversão e o ticket médio.
Ainda não sabe direito do que estamos falando? Então, veja a seguir.
Por que devo pensar em fazer integrações na minha loja virtual?
Ter que gerenciar diversas ferramentas sem qualquer conexão, como uma plataforma de e-commerce, um sistema de gestão empresarial e de controle financeiro, por exemplo, exige trabalho e esforço dobrados, o que significaria perder tempo e dinheiro.
Então, para tornar o processo de venda bem mais simples e prático, é essencial utilizar sistemas integrados e automatização de tarefas. Com esse recurso, você deixa de realizar tarefas repetitivas e demoradas, tornando o processo de gerenciamento bem mais produtivo.
Além disso, também existe vantagem para o cliente, já que a integração permite mais usabilidade, oferecendo a melhor experiência possível ao consumidor e, consequentemente, aumentando as chances de a compra ser concluída.
Qual integração escolher para o seu e-commerce?
As opções de integração no e-commerce e cada uma tem sua importância, porém para o seu negócio umas podem ser mais relevantes que as outras. Por isso, a escolha dessas integrações deve ser feita de forma específica para o objetivo de cada loja virtual.
Quais são as principais integrações?
Entre as possibilidades, podemos destacar integrações para:
- Sistema interno – ERP (Enterprise Resourse Planning), com importação de relatórios.
- Integração em plataformas e formas de pagamento.
- Sistema de análise de fraude (FControl, ClearSale).
- Sistemas de segurança (Site Seguro, Site Blindado, Certificados SSL).
- Segurança e estabilidade.
- Backup das informações.
- Redes sociais, blogs, SEO e outras estratégias de marketing digital para aumentar a abrangência e visibilidade.
- Mensurar informações on-line com relatórios de vendas, tráfego etc.
- Google Analytics e Adwords.
- Flexibilidade e permissão para expansão.
- Ferramenta para criar promoção para um canal de vendas ou parceiro com configurações de frete grátis.
- Área administrativa intuitiva e acessível.
- Design personalizado (usabilidade, navegação, busca e filtros).
- Sites que fazem comparação de preços, como Bondfaro, Buscapé e MercadoLivre.
Porém a possibilidade de contar com essas formas diversas de integração vai depender muito da plataforma de e-commerce escolhida pelo empreendedor. Por isso, é muito importante fazer essa escolha com bastante cuidado.
Se você está pensando que é muito detalhe para resolver e decisões a tomar, é isso mesmo. Ter uma loja virtual é muito mais do que apenas colocar os produtos no site e esperar os clientes aparecerem para comprar.
E muitas pessoas acabam desistindo no meio do caminho por necessitar de muita configuração e tempo para implantar, mas esse não precisa ser o seu caso. Contar com a ajuda de uma boa consultoria para e-commerce pode ajudar bastante no processo. Tem alguma dúvida? Deixa aqui no comentário!