Entendendo o e-commerce: gestão de conteúdo

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Joel Martins
Joel Martins
Postado em categoriaE-CommerceInbound Marketing

Você que trabalha com comércio sabe como é grande a concorrência. No ambiente virtual, isso não é muito diferente. Muitos empreendedores estão, nesse exato momento, oferecendo o mesmo produto ou serviço que o seu e-commerce também oferece. Então, como se destacar no meio de tanta oferta?

Hoje em dia, sai na frente dos concorrentes quem tem mais a oferecer. Além dos melhores preços, do alto padrão de qualidade, do design atrativo, da facilidade de compra e da acessibilidade durante a busca, sua loja virtual deve engajar os consumidores e provocar identificação, oferecendo conteúdo de qualidade.

A importância do conteúdo para o e-commerce

O processo de compra do consumidor mudou. Hoje ele tem fácil acesso às informações, poder de barganha e é influenciador de pessoas. Mais do que produtos ou serviços, o que ele busca são respostas para as suas “dores” e os problemas do dia a dia. E a marca que conseguir participar dessa jornada ganha atenção, vínculo e confiança.

Mas como fazer isso? Investindo no marketing digital e na gestão de conteúdo. O marketing de conteúdo, quando bem trabalhado, ajuda o comércio eletrônico a atrair visitantes, convertê-los em consumidores e, posteriormente, em clientes fiéis.

Mas que tipo de conteúdo oferecer?

Disponibilizar conteúdos interessantes e relevantes aos consumidores (ou possíveis consumidores), em vez de só mostrar um produto, ajuda a criar uma conexão entre eles e o seu negócio. Para isso, é fundamental ter um blog integrado à loja virtual e muito bem trabalhado com estratégias de inbound marketing.

Mas o marketing de conteúdo explora muito mais do que excelentes textos no blog: deve compreender todos os elementos da página, sempre de forma direta, de fácil leitura e com bastante clareza.

  • Design e layout

Ninguém gosta de perder tempo. Então, o design deve ter rápido carregamento e o layout de fácil entendimento. Esses são elementos fundamentais para estabelecer uma boa comunicação visual.

  • Identificação das categorias

Os textos das categorias devem explicar claramente do que se trata aquela seção, agilizando a busca no site – e, sempre que possível, apontando vantagens e benefícios dos itens disponibilizados ali.

  • Descrição dos produtos

No e-commerce, o consumidor não tem contato direto com o produto, portanto ofereça todas as informações possíveis de forma detalhada e objetiva.

  • Imagens

Quanto mais detalhadas forem as imagens, maiores as chances de inspirar a confiança no consumidor. Disponibilize fotos de qualidade e de todos os ângulos possíveis.

O que um conteúdo para blog precisa para ser bom?

É muito importante cuidar da consistência do conteúdo, compartilhando assuntos que se relacionem com os seus produtos, mas sempre focando nas necessidades dos seus clientes. Consumidores ficam muito satisfeitos quando leem conteúdos que possam resolver seus problemas ou indiquem um estilo de vida ao redor de um produto. Então, ao produzir conteúdos para o blog do seu e-commerce, siga as nossas dicas:

  • Tente ajudar o consumidor a encontrar uma solução ou ofereça informação de valor para o dia a dia dele.
  • Demonstre autoridade sobre o assunto.
  • Não crie textos focados em vendas. Essa é a principal característica de um conteúdo estratégico.
  • Utilize a linguagem do seu cliente. Conhecer bem o público-alvo é fundamental para falar a língua dele e ser bem entendido.

Investir no inbound marketing para trabalhar a gestão de conteúdo no e-commerce é essencial para estreitar relações com o consumidor, deixando-o mais próximo da sua marca. E, por meio desse relacionamento, sua loja virtual se torna referência e cativa os clientes com uma experiência mais agradável durante a compra. Não sabe como trabalhar o conteúdo? Contrate uma consultoria de marketing digital e destaque o seu negócio.


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