Uma boa ideia pode revolucionar o mundo, mas se ninguém a conhecer, passará despercebida. Como diz o ditado: “a propaganda é a alma do negócio”, com o e-commerce não é diferente. Uma loja virtual sem divulgação dificilmente conseguirá vender o necessário e obter lucros. É preciso investir em marketing e meios eficientes de atrair o público. Se você não tem ideia de como fazer isso, veja algumas dicas para impulsionar o seu negócio e gerar boas taxas de conversão divulgando meu e-commerce.
Divulgando meu e-commerce com o marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo consiste na produção de materiais relevantes para o público-alvo do e-commerce. A premissa não é a venda, mas sim a resolução do problema do cliente em potencial. O primeiro passo é cativar e criar uma relação de confiança entre a ele e a empresa. Subconscientemente a sua marca estará ligada às “ajudas” e, quando precisar efetivamente comprar o produto, as chances de lembrar da sua empresa serão muito maiores.
SEO: Divulgando meu e-commerce de forma inteligente
O SEO, Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca), são técnicas para ranquear o seu e-commerce nos sites de busca. O ideal é aparecer entre as 4 primeiras páginas (no máximo) dos buscadores. Afinal, quantas vezes você já percorreu tanto assim os resultados do Google, por exemplo? Estar à frente dos seus concorrentes é fundamental para aumentar o tráfego e ter boas taxas de conversão.
Utilize as mídias sociais
Atualmente, quase todas as pessoas estão ativas nas mídias sociais e muitas delas podem ser potenciais clientes para o seu e-commerce. É preciso entender as características de cada uma delas e entrar no universo dos usuários. O Facebook, por exemplo, é diferente do Twitter que também é diferente do Instagram. Consequentemente, quem está em cada uma delas se comunica de uma forma. É importante criar um relacionamento nesses espaços e trabalhar a venda como uma consequência e não uma obrigação.
Campanhas de e-mail marketing
Divulgando o meu e-commerce com e-mail marketing? Claro! Ele ainda é um dos canais mais eficientes de divulgação e deve ser usado. Crie ações para captar o e-mail dos seus clientes e atualize-os com informações relevantes, como promoções e novidades. Crie conteúdos personalizados e diferenciados de acordo com as características da divulgação.
Crie um site otimizado
Existe um lugar melhor para eu divulgar o meu e-commerce do que nas telas dos tablets e smartphones? Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, o número de smartphones em uso no Brasil já passou a marca de 168 milhões. A projeção é que até o ano de 2018 chegue a 236 milhões. A internet móvel é utilizada para tudo, como acessar as redes sociais, e-mails e comprar produtos no e-commerce. Para criar um bom site otimizado é preciso:
- Uma boa plataforma;
- Leveza dos arquivos;
- Carregamento rápido;
- Velocidade no site;
- Informação leve;
- Simplicidade;
- Eficiência, etc.
Invista em tráfego pago
Divulgando meu e-commerce com as mídias pagas, posso gerar bons resultados desde os primeiros dias de campanha. Existem várias formas de fazer isso, porém, as principais são o Google Adwords e o Facebook Ads. Com ambos, é possível medir os resultados e tomar medidas para melhorar os lucros obtidos durante o período investido.
Essas são algumas formas de promover os produtos e conquistar vendas divulgando o meu e-commerce. Ter um profissional em divulgação de e-commerce também é essencial para o sucesso. Você conhece outras técnicas ou ficou com alguma dúvida sobre as relacionadas? Deixe o seu comentário abaixo.